As candidatas à Prefeitura de Campo Grande, Adriane Lopes e Rose Modesto, assinaram nesta segunda-feira (14) a carta “Eu me comprometo com a Primeira Infância”, em evento realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Proposta pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a iniciativa visa garantir a implementação de ações e políticas públicas direcionadas a crianças de até seis anos na capital, caso uma das candidatas seja eleita.
O documento, elaborado pelos Promotores de Justiça Nicolau Bacarji Junior e Oscar de Almeida Bessa Filho, inclui 13 pontos essenciais de compromisso com a saúde, educação e desenvolvimento das crianças. Além da parceria com órgãos estaduais e federais, o acordo prevê monitoramento do trabalho de entidades como os Conselhos Tutelares.
Durante a cerimônia, o Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf, responsável pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do MPMS, destacou a importância de priorizar a primeira infância: “O período de 0 a 6 anos é fundamental para o desenvolvimento emocional e social das crianças. Ter esse compromisso da futura gestora da Capital é um passo significativo.”
Os promotores responsáveis enfatizaram o valor da carta como uma medida preventiva e prioritária para o futuro das crianças. “Essa é uma oportunidade para garantir avanços nas questões relacionadas à infância”, afirmou Bacarji. “As crianças são o agora, não apenas o futuro”, acrescentou Bessa Filho.
Adriane Lopes reafirmou seu compromisso de seguir as diretrizes propostas pelo MPMS, enquanto Rose Modesto elogiou a iniciativa, ressaltando a importância de uma cooperação independente, mas alinhada, entre o Ministério Público e a Prefeitura para o bem-estar das crianças da cidade.