Campo Grande Sexta-feira, 17 de Maio de 2024



Cotidiano Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022, 13:34 - A | A

Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022, 13h:34 - A | A

Greve

Greve dos professores segue até a próxima sexta

Justiça não atendeu o pedido da Prefeitura de Campo Grande e manteve paralisação

Elaine Oliveira
Capital News

Divulgação/ACP

Greve dos professores segue até a próxima sexta

Professores estão organizando uma agenda de manifestações durante a semana

A greve dos professores está acontecendo desde a última sexta-feira (2) e segue até a próxima sexta, dia 9, pela cobrança da Lei 9.796/22, quando o reajuste da categoria foi escalonado, onde deveria ser pago 10,39% em novembro, entretanto, o município alega dificuldade financeira e ofereceu 4,78%.

 

O primeiro dia da greve foi marcado por uma passeata no centro da cidade, que reuniu mais de três mil pessoas, de acordo com a ACP. O movimento de paralisação das atividades vai até o dia 9 de dezembro, podendo a greve ser prorrogada em nova assembleia geral, até lá, professores seguem mobilizados.

Nesta segunda-feira (5), a categoria se concentrou, a partir das 8h, em frente à prefeitura de Campo Grande para cobrar reunião com a prefeita Adriane Lopes (Patriotas). Na terça-feira (6), a agenda de greve será na Câmara Municipal, onde a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) já solicitou o uso da tribuna para falar sobre o movimento da categoria e cobrar o apoio de parlamentares para o cumprimento da Lei do Piso 20h da Reme. Novas ações de greve serão definidas pela categoria a partir de terça-feira.

A Prefeita ingressou na quinta-feira, pedindo que a greve seja considerada ilegal e, em caso de concessão de liminar, seja aplicada multa diária de R$ 100 mil. Mas, na sexta-feira (2), o desembargador Sérgio Fernandes Martins negou o pedido de reconsideração da Prefeitura de Campo Grande contra decisão anterior e mantém a greve dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS