Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 02 de Março de 2022, 08:49 - A | A

Quarta-feira, 02 de Março de 2022, 08h:49 - A | A

Guerra

Jogador de MS que estava na Ucrânia chega em Campo Grande

Ismaily Gonçalves dos Santos e os outros jogadores pediram ajuda para sair do país

Elaine Silva
Capital News

Reprodução de vídeo

Jogador de MS que estava na Ucrânia chega em Campo Grande

Ismaily reencontro os familiares ainda no aeroporto da Capital

Sul-mato-grossense, Ismaily Gonçalves dos Santos, de 32 anos, chegou na Capital na madrugada desta quarta-feira (3). “O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço”. Como sonhei com esse momento", escreveu em suas redes sociais.

 

Os outros jogadores brasileiros do Shakhtar Donetsk e do Dínamo de Kiev, da Ucrânia, começaram a desembarcar no Brasil na manhã desta terça-feira (1º). 

 

Ismaily estava em Bucareste, na Romênia, com outros 39 jogadores. “A Embaixada do Brasil na Romênia prestou apoio a 40 brasileiros, jogadores de futebol e familiares, que deixaram a Ucrânia por meio da fronteira com a Romênia. São jogadores de diversos times de futebol ucranianos”, informou o Itamaraty por meio de rede social.

 

O Itamaraty informou ainda que o transporte para Bucareste foi custeado pela União das Federações Europeias de Futebol (Uefa). Segundo a Agência Brasil, a pasta relatou que um dos brasileiros que acompanhava o grupo pretende retornar à Ucrânia, “caso o conflito se encerre proximamente” e decidiu permanecer na Romênia pelos próximos dias.

 

“Um dos brasileiros que acompanhava o grupo, e que pretende retornar à Ucrânia, caso o conflito se encerre proximamente, decidiu permanecer na Romênia pelos próximos dias, tendo recebido apoio da embaixada em Bucareste para transporte e hospedagem”, disse o ministério.


Comunicado

A ofensiva russa na Ucrânia já atingiu a capital do país. Por conta disso, a Embaixada do Brasil lançou um comunicado aos brasileiros que ainda estão lá, recomendando que deixem Kiev “com urgência”, em direção às fronteiras com a Polônia, Romênia ou a fronteira norte da Moldávia. 

 

A embaixada tem publicado no grupo do Telegram informações sobre horários de trens saindo de Kiev. Quem pretende deixar a capital tem que se dirigir à estação central da capital antes do início do toque de recolher às 20h.

 

Para os brasileiros que se encontram nas cidades de Kharkiv e Kherson, a recomendação é permanecer onde estão, buscar abrigo seguro e manter as autoridades brasileiras informadas.

 

A embaixada disse ainda para os que pretendem sair do país usando automóveis, que as rodovias que levam em direção à Polônia estão "relativamente seguras”.

 

“Aos brasileiros que se encontram em outras localidades do país, recomenda-se avaliar as condições pessoais de segurança e, caso seja possível, procurar embarcar em trem para a fronteira mais próxima, informando a embaixada de seu deslocamento”, recomenda a Embaixada do Brasil em Kiev.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS