Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Internacional Sábado, 26 de Fevereiro de 2022, 17:00 - A | A

Sábado, 26 de Fevereiro de 2022, 17h:00 - A | A

Fuga

Guerra: Sul-mato-grossense deixa hotel em Kiev

Ismaily os outros jogadores brasileiros saíram em comboio rumo a estação de trem

Elaine Silva
Capital News

Reprodução/Instagram

Guerra: Sul-mato-grossense deixa hotel em Kiev

..

Jogadores brasileiros na Ucrânia, entre eles o sul-mato-grossense Ismaily Gonçalves dos Santos, de 32 anos, do Shaktar Donetsk, deixaram o hotel rumo à fronteira, neste sábado (26).

Os atletas do Shakhtar e Dínamo, junto com seus familiares e outros brasileiros, saíram em um comboio de carros próprios rumo a uma estação de trem.

Reprodução/Instagram

Guerra: Sul-mato-grossense deixa hotel em Kiev

..

 

Uma primeira viagem estava marcada para a noite de sexta-feira (25) no horário ucraniano (tarde no Brasil), mas os atletas e familiares optaram por não embarcar alegando falta de segurança no percurso de cerca de um quilômetro até a estação, já que há crianças e idosos no grupo, que reúne jogadores do Dínamo de Kiev e do Shakthar, os dois principais clubes do país. Conforme a Agência Brasil, o lateral Busanello (ex-Chapecoense) e os atacantes Felipe Pires (ex-Palmeiras) e Bill (ex-Flamengo), que defendem o Dnipro-1, outro time da primeira divisão local, pegaram o trem e já estão na Romênia.

“O Itamaraty está coordenando a operação por meio de contato direto com o chefe da estação central de trens de Kiev, das autoridades locais em Chernivtsi e das autoridades migratórias romenas, além de missão enviada pela Embaixada em Bucareste [capital da Romênia] à fronteira”, declarou o Ministério das Relações Exteriores em nota divulgada neste sábado.

Segundo a Embaixada do Brasil em Kiev, cerca de 500 brasileiros moram na Ucrânia. Na quinta, a instituição informou que tem orientado os cidadãos por meio do site, da página de Facebook e do aplicativo de mensagens Telegram.

Força Aérea Brasileira/Sargento Batista

Maior aeronave militar feita no Brasil entra em fase final de testes

KC-390


FAB
Dois aviões multimissão KC-390 Millenium foram colocados de prontidão para um possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia. A informação foi confirmada na manhã neste sábado (26) pela Força Aérea Brasileira (FAB).

"As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti", diz publicação na conta da FAB no Twitter.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS