Sábado, 20 de Abril de 2024


2019 Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2020, 08:00 - A | A

Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2020, 08h:00 - A | A

Retrospectiva 2019 - Política Nacional

Entre altos e baixos, Primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro frente à Presidência

Ao longo do ano Bolsonaro buscou administrar o Brasil

Flavia Andrade
Capital News

Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasi

Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro assumiu a Presidência em Brasília no dia 1º de Janeiro, sendo eleito com 57,8 milhões de votos no segundo turno das eleições de 2018. 

 

Durante seu discurso de posse, Bolsonaro pediu ajuda para reconstruir o país e defendeu o fim da corrupção e de vantagens. Ainda durante o evento, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, quebrou o protocolo e discursou em Libras no parlatório.

 

Ao longo do ano, entre divergências partidárias e um troca-troca de representantes dos ministérios em Brasília, Jair Bolsonaro tentou administrar o Brasil em seu primeiro ano de mandato.

 

O presidente Jair Bolsonaro, foi o primeiro chefe de Estado latino-americano a discursar na abertura da sessão plenária do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, sendo convidado para a reunião do International Business Council (IBC).

 

No Fórum Econômico Mundial, Bolsonaro reafirmou sua determinação em manter a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente e a biodiversidade. “Nossa missão é avançar na compatibilização da preservação” e do “desenvolvimento”. “Queremos que o mundo restabeleça a confiança em nós.”

 

Entre as mudanças realizadas por Jair Bolsonaro durante o ano de 2019, esteve a aprovação da Reforma da Previdência, a Lei de Liberdade Econômica, o Programa Verde Amarelo que estimula o emprego para jovens entre 18 e 29 anos. 

 

Tambem houve o fortalecimento na segurança do País, através do Pacote Anticrimes, com o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, a frente de todas as questões.

 

Bolsonaro aproximou o Brasil dos Estados Unidos realizando diversos encontros com o presidente americano Donald Trump, porém, não conseguiu evitar o aumento na taxa da venda de aço para os americanos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS