Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024



2020 Sexta-feira, 01 de Janeiro de 2021, 08:40 - A | A

Sexta-feira, 01 de Janeiro de 2021, 08h:40 - A | A

Superlua

Fenômeno da Superlua foi vista em alguns pontos da Terra

Data do evento tem divergências entre observatórios.

Flavia Andrade
Capital News

 RETROSPECTIVA 2020

 

Divulgação

Maior Superlua ilumina o céu nesta segunda-feira após 70 anos

Superlua

No começo de 2020, o único satélite natural esteve em seu ponto mais próximo da Terra e em sua fase mais luminosa: a da Lua cheia. Essa coincidência é denominada pelos astrônomos como Superlua.

 

De acordo com o professor Marcelo Schappo, coordenador do projeto Astro&Física do Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em física pela Universidade Federal de Santa Catarina, em entrevista à Agência Brasil, "A Superlua é um evento decorrente da coincidência de dois fatos astronômicos. O primeiro é que a Lua não gira em torno da Terra em formato de circunferência, mas em uma órbita um pouquinho achatada. Então, ela tem de estar no ponto mais próximo da Terra, que chamamos de perigeu e, ao mesmo tempo, na fase cheia”.

 

A divergências com relação a data da primeira Superlua, uma vez que, alguns observatórios não consideram o 9 de fevereiro como o primeiro aparecimento do ano. Sendo o caso do Observatório de Lisboa (Portugal), que devido à localização, considera a lua do dia 9 de março como a primeira Superlua do ano.

 

Ainda conforme Schappo, “Para outros observatórios, a Superlua ocorrerá [em algum momento] entre os dias 7 e 8 de abril, dependendo do horário da observação. Há ainda os que apontam o 7 de maio”, pontua.

 

Para o observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considera Superluas apenas as que ocorrerão nos dias 9 de março e 7 de maio.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS