Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Esporte Quarta-feira, 27 de Junho de 2018, 16:35 - A | A

Quarta-feira, 27 de Junho de 2018, 16h:35 - A | A

Copa do Mundo Rússia 2018

Alemanha perde para Coreia do Sul e cai na primeira fase na Rússia

Suécia vence o México e os dois avançam para próxima fase

Rogério Vidmantas
Capital News

FIFA Oficial/Getty Images

Alemanha Coreia

Coreia do Sul vence a Alemanha e derruba atuais campeões do mundo

A maldição que assola os campeões mundiais desde 1998 – a única exceção foi o Brasil campeão em 2002 – fez mais uma vítima na Copa do Mundo da Rússia 2018. Campeão no Brasil, a Alemanha fez uma primeira fase decepcionante e deu adeus à competição ao ser surpreendida pela Coreia do Sul e perder por 2 a 0 pelo Grupo F. As duas vagas da chave ficaram com Suécia e México que se enfrentaram, com vitória sueca por 3 a 0.


A rodada da chave começou indefinida, com todas as seleções com possibilidade de classificação. Até a Coreia do Sul que, além da vitória, precisaria de uma combinação de resultados. Alemanha e Coreia jogavam na Arena Kazan e Suécia e México em Ecaterimburgo e os dois confrontos terminaram o primeiro tempo sem gols.

Depois do intervalo, a Suécia tratou de pavimentar a sua classificação, fazendo 3 a 0 nos mexicanos. Augustinsson abriu o placar aos quatro minutos, Granqvist cobrando pênalti aumentou aos 16 e um gol contra de Álvarez aos 28 completou o placar, que deixou a Seleção mexicana torcendo por um tropeço alemão no outro jogo,

Coréia nos acréscimos


Com a derrota mexicana, uma vitória simples servia para a Alemanha avançar às oitavas de final, mas sem conseguir marcar nos 90 minutos de jogo, os alemães viram os asiáticos marcaram nos acréscimos. Kim Young-Gwon marcou o primeiro aos 47 minutos, em lance que só foi validado após a interferência do árbitro de vídeo. Aos 51, o goleiro alemão Nauer foi ao ataque e acabou perdendo a bola que gerou o segundo gol da Coreia, com Son Heung-Min.


Classificação

FIFA Oficial/Getty Images

México Suécia

Suécia bateu o México e avançou como primeiro colocado do Grupo F

Suécia e México terminaram com seis pontos, com vantagem para a seleção europeia no saldo de gols. Eliminados, a Coreia do Sul fez três pontos e a Alemanha terminou na lanterna, também com três pontos, mas saldo de gols negativo.

Tabus

Pela quarta vez nas últimas cinco Copas, um campeão do mundo é eliminado na primeira fase da competição seguinte. Em 2002, a França, campeã do Mundo em 1998, caiu na primeira fase. O Brasil, campeão em 2002, quebrou a escrita em 2006. Em 2010, a Itália, campeã de 2006, saiu na primeira fase. E, em 2014, a Espanha, campeã de 2010, saiu na primeira fase. Agora, a Alemanha, campeã de 2014, saiu na primeira fase.

E permanece outro tabu: quem ganha a Copa das Confederações não ganha a Copa no ano seguinte. A Alemanha ganhou a Copa das Confederações, na Rússia, mesmo com uma equipe mesclada de reservas e agora perde a Copa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS