Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Esporte Segunda-feira, 02 de Julho de 2018, 08:19 - A | A

Segunda-feira, 02 de Julho de 2018, 08h:19 - A | A

Copa do Mundo Rússia 2018

Pênaltis colocam Rússia e Croácia nas quartas de final

Donos da casa suportaram pressão dos favoritos espanhóis e contou com brilho do goleiro no desempate

Rogério Vidmantas
Capital News

FIFA Oficial/Getty Images

Rússia espanha

Rússia, nos pênaltis, comemora classificação sobre a Espanha

A disputa por pênaltis entraram em campo pela primeira vez na Copa do Mundo da Rússia 2018 e decidiram as classificações dos donos da casa e da Croácia para as quartas de final. A Rússia ficou no empate em 1 a 1 com a Espanha e levou a vaga nas penalidades quando brilhou o goleiro Akinfeev com duas defesas. O mesmo placar apareceu no empate entre Croácia e Dinamarca, com vantagem para os croatas que contaram com três defesas do goleiro Subasic. As duas seleções classificadas se enfrentam na próxima fase.


No confronto que abriu a rodada deste domingo (1), a Espanha começou dando impressão de que a classificação viria com certa facilidade. Com domínio do jogo e posse de bola, os espanhóis abriram o placar em um lance de sorte. Aos oito minutos, Asensio levanta a bola na área em cobrança de falta, Sergio Ramos disputa com Ignashevich que vai ao chão, mas toca com o tornozelo para as próprias redes. A Rússia só ameaçava em bolas levantadas na área e foi assim que chegou ao empate. Aos 39 minutos, em escanteio cobrado da direita, a bola bate no braço de Piqué após cabeceio e o árbitro marca pênalti. Dzyuba cobra no canto esquerdo do goleiro De Gea e empata o jogo.

No segundo tempo e na prorrogação a Espanha seguiu com a bola nos pés, mas pouco ameaçou o goleiro Russo, com exceção de chutes da entrada da área que Akinfeev defendia sem sustos. A jogada mais aguda aconteceu já no tempo extra com Rodrigo, que fez boa jogada pela direita e bateu para bela defesa do goleiro Russo. Na sobra, a conclusão espanhola foi para fora.

Nos pênaltis, os russos, que terminaram a partida esgotados, encontraram força nas arquibancadas para surpreender os favoritos. Converteram as quatro cobranças feitas, viram Iniesta e Piqué marcarem, mas Koke e Aspas pararam em Akinfeev, o heróis da classificação russa.

Dinamarca x Croácia

FIFA Oficial/Getty Images

Croácia Dinamarca

Modric cobrou pênalti na prorrogação e perdeu, mas no desempate ele acertou

O mesmo aconteceu no outro confronto do dia. Os dois gols do jogo saíram já nos primeiros minutos. Jorgesen abriu o placar para a Dinamarca com um minuto de jogo e Mandzukic empatou três minutos depois. O placar seguiu assim até o fim do jogo e, na prorrogação poderia ter mudado a favor da Croácia. Aos dez minutos do segundo tempo, Modric cobrou pênalti, mas parou nas mãos do goleiro Schmeichel.

Na disputa de pênaltis, os dois goleiros foram destaques. Schmeichel defendeu os chutes de Badelj e Pivaric enquanto Subasic foi ainda melhor e impediu os gols de Eirksen, Krohn-Dehli e Schöne, determinando a vitória croata por 3 a 2.

Quartas

O confronto entre Rússia e Croácia pelas quartas de final da Copa acontece no sábado (7), às 14h (MS), em Sochi.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS