Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Política Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 07:49 - A | A

Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 07h:49 - A | A

Bancada Federal

Vander Loubet assume coordenadoria de bancada para aproximar MS do Governo Lula

Deputado substitui senadora Simone Tebet, agora ministra do Planejamento

Rogério Vidmantas
Capital News

Twitter Oficial/Vander Loubet

Vander Loubet

Deputado Vander Loubet é o mais experiente entre os eleitos para assumir em fevereiro

A próxima legislatura do Congresso Nacional começa no dia 1º de fevereiro, com os deputados federais e senadores eleitos e reeleitos assumindo seus respectivos mandatos pelos próximos quatro ou oito anos. Do Mato Grosso do Sul, oito deputados e uma senadora tomam posse, se somando à Soraya Thronicke (União Brasil) e Nelsinho Trad (PSD) que têm mandatos até 2026.

 

Essa bancada era liderada até o fim de 2022 pela senadora e agora ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) e, seguindo o rodízio acertado entre os parlamentares, agora o cargo de coordenador será ocupado por um deputado. O escolhido deve ser Vander Loubet (PT). A experiência e a proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) justificariam a escolha.

 

Com cinco mandatos consecutivos e indo para o sexto, Vander já teria conseguido apoio suficiente para ser o escolhido. Entre os 11, apenas os bolsonaristas Dr. Luiz Ovando (PP), reeleito, e os novatos Marcos Pollon (PL) e Rodrigo Nogueira (PL) não teriam aderido à indicação. 

Deurico/Capital News

Secretário de Saúde Geraldo Resende

Geraldo Resende apoia Vander para coordenar bancada

 

Entre os apoiadores da ideia, está o deputado eleito Geraldo Resende (PSDB), que retorna ao Congresso. “Certamente o Vander será o nosso coordenador. Tem o apoio da bancada que já está lá e vai ter o apoio meu e de alguns outros que estão chegando. Parece que a resistência está apenas entre os deputados eleitos na chapa do ex-presidente Bolsonaro. Pelo trânsito que ele tem e pela experiência é o melhor nome para aproximar o Governo de Mato Grosso do Sul do presidente Lula”, afirmou ao Capital News. 

 

A bancada sul-mato-grossense no Congresso, a partir de fevereiro, será formada, no Senado Federal, além de Soraya Thronicke e Nelsinho Trad, pela senadora eleita Tereza Cristina (PP) e na Câmara dos Deputados, pelos reeleitos Vander Loubet, Luiz Ovando, Dagoberto Nogueira (PSDB) e Beto Pereira (PSDB), os novatos Marcos Pollon, Rodrigo Nogueira e Camila Jara (PT) e Geraldo Resende, deputado em outras legislatura, suplente na última e agora novamente eleito.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS