Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



2022 Domingo, 01 de Janeiro de 2023, 09:00 - A | A

Domingo, 01 de Janeiro de 2023, 09h:00 - A | A

Retrospectiva 2022 - Esporte

Operário leva seu décimo segundo título estadual e Costa Rica chega até a segunda fase do Brasileirão série D

Depois de um início complicado, Galo cresce, chega ao hexagonal e levanta mais uma taça após quatro anos de jejum. No cenário nacional, Costa Rica faz história no Brasileirão, mas cai precocemente na Copa do Brasil.

Odirley Deotti
Especial para o Capital News
[email protected]

RETROSPECTIVA 2022

 Anderson Ramos/Arquivo Capital News

Operário 1 x 0 DAC 2022

Jogadores fizeram a festa com a torcida em mais um ano de título estadual do Galo

O ano de 2022 marcou a décima segunda vez em que o Operário FC levantou a taça do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol. O Galo conquistou o título com uma vitória por 3 a 1 fora de casa, sobre o Aquidauanense FC, somando 22 pontos, três a mais que o vice CE Naviraiense. Os gols do campeão foram marcados por André Pereira, Marcos Vinicius e Uirapuãn, com Jô descontando para o time de Aquidauana.

 

O início do alvinegro no campeonato deste ano foi irregular, com um susto logo na estreia contra o Costa Rica FC, quando foi derrotado no Estádio Laertão por 2 a 1, e na sequência, empatou em zero a zero com o rival Comercial. Os resultados prediziam uma temporada difícil, mas aos trancos o Galo sobreviveu e o alívio e a classificação para o hexagonal final chegaram na nona rodada, com a derrota do rival colorado para o Costa Rica, por 3 a 2, o que garantiu matematicamente a classificação alvinegra. No mesmo dia, 9 de março, ocorreu o anúncio do novo técnico, Celso Rodrigues, que assumiu o cargo após o desligamento de Wladimir Araújo.

 

De técnico e ânimo novos, o Operário entrou acelerado no hexagonal decisivo e fez campanha quase impecável, com seis vitórias, quatro empates e nenhuma derrota. Com a vitória sobre o Aquidauanense, os torcedores puderam soltar o grito após jejum de quatro anos e comemorar com o time a décima segunda conquista do estadual. A excelente campanha garantiu ainda vaga para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro 2023, Copa Verde e Copa do Brasil 2023, nesta, assegurando cota de aproximadamente R$ 620 mil para a primeira fase, em um ano que o Operário F.C terá novo Presidente, assume o Galo o Conselheiro Cel Antônio Nelson da Silva.

 

Queda

Se para o Operário o ano foi bom, não se pode afirmar o mesmo sobre o Águia Negra, de Rio Brilhante. Após figurar entre a elite sul-mato-grossense por 21 anos e conquistar quatro títulos, dois deles consecutivos (2019 e 2020), o time do interior não fez um bom campeonato, com apenas uma vitória, três empates e quatro derrotas, e acabou rebaixado para a série B junto com o União ABC, lanterna geral da competição.

 

Não foi dessa vez

Outro time que gerou expectativas e derrapou foi o Costa Rica FC. A equipe, que ficou apenas com o terceiro lugar no estadual 2022, foi a representante do Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro série D por conta da conquista do sul-mato-grossense 2021. Pela primeira em uma competição nacional, o CREC pegou o ABC do Rio Grande do Norte na fase inicial da Copa do Brasil. A partida aconteceu no Estádio Laertão, em Costa Rica e o time da casa não resistiu ao ataque potiguar, sofreu três gols e acabou eliminada precocemente na fase de jogo único.

Facebook Oficial/Costa Rica EC

Costa Rica Bahia de Feira

Costa Rica sucumbiu no estadual e nas competições nacionais

 

Já no Brasileirão série D, a Cobra do Norte arrancou bem, se garantindo para a segunda fase com uma rodada de antecedência, em empate fora de casa com o Ação em Várzea Grande por 2 a 2. Na etapa seguinte, com partidas de ida e volta, o CREC encarou o Bahia de Feira de Santana.

 

No primeiro jogo as equipes empataram em zero a zero em Costa Rica. Na volta, na Arena Cajueiro, os baianos abriram dois gols ainda no primeiro tempo, e mesmo sofrendo um tento na etapa final, venceram a partida, eliminando o representante de Mato Grosso do Sul da competição.

 

Mais uma vez, nossas equipes não foram em frente nas competições nacionais, mas Costa Rica fez história, sendo a primeira equipe do estado a vencer três vezes fora de casa em uma mesma edição de Série D.

 

Destaque nacional
Para além do futebol, Mato Grosso do Sul brilhou na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2022. Nossos 71 atletas trouxeram para o Estado 44 medalhas de ouro, 21 de prata e 15 de bronze, totalizando 70 medalhas. O destaque foi o judô, que assim como no ano passado, fechou a competição como vice-campeão geral, com 62 pontos, atrás apenas de Rio de Janeiro, que somou 96.


Os competidores sul-mato-grossenses participaram de sete modalidades no maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar: bocha, atletismo, tênis de mesa, futebol de sete, judô, parabadminton e natação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS