Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022, 11:57 - A | A

Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022, 11h:57 - A | A

Eleições 2022

Para Simone Tebet, investimento em ciência e tecnologia deve estar fora do teto

Candidata defende que a área é responsabilidade do governo federal

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação/Simone Tebet

Para Simone Tebet, investimento em ciência e tecnologia deve estar fora do teto

Candidata a Presidência da República Senadora Simone Tebet (MDB)

A candidata à Presidência da República, Simone Tebet defendeu que investimentos na área de ciência e tecnologia estejam fora da regra do teto de gastos.

 

Após reunião com representantes da Fundação Abrinq, em São Paulo, onde assinou um termo de compromisso com o Programa Presidente Amigo da Criança, a candidata disse  que o Brasil está atrasado no que se refere à inovação. Segundo ela, a iniciativa privada investe 60% em tudo que é inovação e não consegue concorrer com o mundo por ter que desembolsar algo que tem que ser responsabilidade do governo federal.

 

A candidata assumiu o compromisso de não fazer contingenciamento ou retenção de qualquer forma de verbas no setor

 

O empenho dos cientistas ao longo da pandemia de covid-19 foi um dos pontos mencionado pela candidata à Vice-Presidência da chapa, Mara Gabrilli. Ela destacou ainda a posição de cientistas brasileiros no ranking da Unesco.

 

Segurança

Entre as propostas na área de segurança pública, Simone Tebet prometeu criar o Ministério Nacional da Segurança Pública. A candidata destacou que a maior parte das drogas e das armas brasileiras entram pelos estados fronteiriços, especialmente pelo Mato Grosso do Sul. A candidata diz que o combate ao narcotráfico e ao crime organizado é uma responsabilidade dos governos federais com os governos estaduais.

 

Sobre política de armamento, a candidata prometeu revogar decretos que ampliam o acesso às armas. “Eu sou radicalmente contra o porte de armas no Brasil", ressaltou, acrescentando que não há como aceitar o porte de armas no Brasil. 

 

A emedebista lembrou ainda que a posse de armas nos termos da lei é uma realidade. “Vamos fiscalizar dentro das regras que já existem. Essa não é a prioridade do Brasil, a prioridade é matar fome, erradicar a miséria”, acrescentou.

 

A candidata defende “transparência absoluta” nos ministérios, caso eleita. “A caneta vai funcionar através de um ato normativo que todos os ministros, a partir do primeiro dia, publiquem tudo no portal da transparência para a sociedade acompanhar para onde está indo esse dinheiro, de que forma está indo, quem pediu e com isso vamos acabar com o orçamento secreto, superfaturamentos, de ônibus, merendas, notas frias que chegam para serem pagas, essa é a prioridade absoluta”, ressaltou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS