Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 29 de Agosto de 2022, 10:56 - A | A

Segunda-feira, 29 de Agosto de 2022, 10h:56 - A | A

Eleições 2022

Pesquisa do Datafolha aponta Simone Tebet como melhor em debate

Desempenho de Bolsonaro foi apontado como o pior

Iury de Oliveira
Capital News

Assessoria

Pesquisa do Datafolha aponta Simone Tebet como melhor em debate

Simone Tebet participa do debate presidencial das eleições 2022.

Um levantamento qualitativo realizado pelo Datafolha apontou a candidata Simone Tebet (MDB) como a melhor no debate realizado no domingo (28) pelo pool de imprensa formado pela TV Bandeirantes, TV Cultura, Folha de S.Paulo e Uol. A pesquisa foi realizada em tempo real com 60 pessoas.

 

De acordo com o levantamento, o candidato que teve o pior desempenho no debate foi o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

 

De acordo com o Datafolha, A pesquisa não é representativa da população brasileira e visa mostrar a percepção de eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco ou nulo nas eleições.

 

Durante a pesquisa, os participantes votaram no melhor e pior desempenho. Na votação do melhor, Simone recebeu 43% dos votos, seguida de Ciro Gomes (PDT), com 23%. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro empataram na terceira posição, com 10%. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) recebeu 2% dos votos e Felipe D'Ávila (Novo), 8%.

 

A definição do pior desempenho teve a votação de 57 pessoas. O mais votado, com 51% dos votos, foi Bolsonaro. Lula ficou na segunda posição, com 21%, e Soraya, com 14%. Felipe d'Ávila (Novo) teve 7% dos votos, enquanto Simone Tebet (MDB) recebeu 5%. Já Ciro Gomes (PDT) reuniu 2% dos votos dos participantes.

 

 No levantamento, os eleitores também foram questionados se mudaram de opinião sobre o voto ao longo das discussões. Do total, 67% responderam que sim. Para 80%, o encontro entre os presidenciáveis foi considerado muito importante para a definição do voto.

 

Ao final do debate Simone disse estar realizada e que a democracia foi fortalecida. “Como mulher e professora, estou realizada”, disse. “É importante participar desse processo de amadurecimento da política, que coloca pela primeira vez a educação como prioridade nacional, além da participação da mulher na iniciativa privada e na vida pública, com homens e mulheres juntos, lado a lado, formando uma sociedade plural. Isso me alimenta, me dá mais energia para, nos próximos 35 dias, gastar a sola da botina e pedir votos para a população brasileira.” disse Tebet. Para ela, apesar de “momentos truculentos”, e de manifestações misóginas, a democracia saiu fortalecida do encontro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS