Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018, 09:25 - A | A

Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018, 09h:25 - A | A

Serviço público

Devolução do dinheiro da taxa do lixo começa hoje

Contribuintes que optarem em não solicitar a restituição não receberão novo carnê

Flávio Brito
Capital News

 

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa da Central de Atendimento ao Cidadão William Maksoud Filho, CAC

Central de Atendimento ao Cidadão William Maksoud Filho

O recebimento dos pedidos de devolução do dinheiro para os contribuintes que fizeram o pagamento da taxa de lixo, juntamente ao IPTU de 2018 começa nesta terça-feira (6). A data foi definida em resolução publicada no dia 1º, no Diário Oficial do município. De acordo com o texto, todos os contribuintes que efetuaram o pagamento da taxa terão assegurada a devolução ou o crédito para o IPTU do ano que vem. Contribuintes que optarem em não solicitar a restituição não receberão novo carnê.

 

 “O contribuinte vai receber integralmente o valor pago pela taxa do lixo e todos os emolumentos”, garantiu o prefeito Marquinhos Trad, referindo-se ao nome dado às  taxas remuneratórias de serviços públicos, tanto notarial, quanto de registro, e que também estavam embutidas na cobrança.

 

Segundo o prefeito, além do novo boleto do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) - que desta vez não vai incluir a taxa do lixo -, os contribuintes vão receber uma guia específica para quitar o débito com o serviço de coleta. Os novos carnês do IPTU devem chegar às casas dos contribuintes até 10 de fevereiro e a nova data para pagar é até o dia 23 de fevereiro.

 

Segundo a prefeitura, o contribuinte que já efetuou o pagamento da taxa de lixo e não solicitou a restituição receberá um aviso da prefeitura sobre eventual crédito, após ser realizada comparação entre o que foi pago e o novo cálculo que está sendo realizado.

 

A nova cobrança será enviada em abril, em boleto específico, para aqueles contribuintes que não pagaram a taxa de lixo de 2018. Espaço exclusivo será aberto na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) para esclarecer dúvidas e receber a documentação necessária para realizar a restituição até o dia 28 de fevereiro.

 

Uma comissão, composta por integrantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, Tribunal de Contas do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas está estudando uma nova forma de cobrança e definirá a emissão dos novos carnês da taxa do lixo.A taxa de coleta do lixo, cobrada desde 1974.

 

 

Como solicitar a devolução

O contribuinte deve acessar o site www.campogrande.ms.gov.br  a partir desta terça-feir, e ler atentamente as orientações, imprimir o requerimento e se ir à Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Marechal Candido Mariano Rondon, 2655, para oficializar o pedido de devolução com o número do protocolo em mãos.

 

A Prefeitura de Campo Grande disponibilizará 100 servidores para atender os contribuintes que pretendem requerer a devolução do dinheiro. Os valores devolvidos serão debitados em conta corrente  ou pagos por meio de ordem de pagamento bancário, em um prazo de 15 dias úteis após a homologação do pedido.

 

 

 

Documentação necessária:

Documento de pagamento do IPTU/2018, em nome do proprietário

Comprovante original do pagamento;

Telefone para contato;

E-mail para contato;

Cópia e original do CPF;

Cópia e original do RG ou da carteira de habilitação;

 

Dados bancários:

Conta poupança ou Conta corrente;

1.Número da conta;

2.Agência;

3.Nome do titular;

 

Documento de pagamento do IPTU/2018 em nome de terceiro

Autorização do proprietário do imóvel devidamente preenchida e com firma reconhecida;

Comprovante original do pagamento;

Telefone para contato;

E-mail para contato;

Cópia e original do CPF;

Cópia e original do RG ou da carteira de habilitação;

 

Dados bancários:

Conta corrente ou poupança

1.Número da conta;

2.Agência;

3.Nome do titular;

 

Documento de pagamento do IPTU/2018 em nome dos Agentes Financeiros de Habitação (CEF, AGEHAB, EMHA, BANCOS, entre outros)

Contrato comprovando a titularidade do imóvel;

Comprovante original do pagamento;

Telefone para contato;

E-mail para contato;

Cópia e original do CPF;

Cópia e original do RG e ou carteira de habilitação;

Dados bancários:

Conta corrente ou poupança

1.Número da conta;

2.Agência;

3.Nome do titular;

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS