Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 09 de Maio de 2022, 18:13 - A | A

Segunda-feira, 09 de Maio de 2022, 18h:13 - A | A

Eleições 2022

PSOL lança professora Lahhara Arguelho como pré-candidata ao Governo do Estado

Partido, porém, segue conversas com outros partidos para possíveis coligações

Rogério Vidmantas
Capital News

Assessoria

Luhhara Arguelho

Professora Luhhara Arguelho, do PSOL

 

Apesar de ensaiar aliança com a federação partidária formada por PT, PV e PCdoB, o PSOL terá, à princípio, candidatura próprio ao Governo do Estado. O partido definiu apresentar a professora Luhhara Arguelho como pré-candidata ao governo. Ela reside em Dourados e é filiada ao PSOL desde 2020. Antes esteve nas fileiras do PT por mais de 20 anos.

 

Apesar do lançamento, o PSOL aprovou também que vai seguir dialogando com a Rede Sustentabilidade, com quem compõe uma Federação, além do PT, para formar uma coligação e disputar o governo com mais força. Nas conversas preliminares, inclusive, foi oferecido ao PSOL indicar o vice na chapa encabeçada pela advogada Giselle Marques, do Partido dos Trabalhadores.

 

O PSOL nacional definiu no último dia 30 que apoiará a campanha do ex-presidente Lula para a presidência e há uma tendencia de se repetir essa aliança nos estados.

 

Para Fraklin Schmalz, secretário-geral do Diretório Estadual, uma coligação no Estado deve ter um projeto de esquerda e uma alternativa real para os sul-mato-grossensses e que o PSOL não foge da responsabilidade de se unir aos demais setores progressistas para derrotar o atual presidente, Jair Bolsonaro e enfrentar os candidatos bolsonaristas no Mato Grosso do Sul. Ele ainda pontua que, enquanto os diálogos são feitos, a pré-candidatura própria cumpre o papel de dar visibilidade para as bandeiras partidárias.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS