Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Política Terça-feira, 23 de Agosto de 2022, 16:57 - A | A

Terça-feira, 23 de Agosto de 2022, 16h:57 - A | A

Eleições 2022

Veja quem são os seis candidatos ao senado por Mato Grosso do Sul

Campanha começou na última terça-feira

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação

Veja quem são os seis candidatos ao senado por Mato Grosso do Sul

Anizio Tocchio, Jeferson Bezerra, Juiz Odilon, Mandetta, Professor Tiago Botelho e Tereza Cristina

A disputa pela vaga no senado em Mato Grosso do Sul tem seis candidatos concorrendo nas eleições que ocorrem no dia 2 de outubro deste ano, e além de senador vai eleger deputados estaduais e federais, governador e o presidente da república.

 

Confira que são os candidatos ao Senado pelo Mato Grosso do Sul:

 

Anizio Tocchio (PSOL) - Coligação: Federação PSOL Rede

Anizio Tocchio é empresário e gestor ambiental de Paranaíba (MS). Filiado desde 2015 ao partido, atualmente Anizio é membro do diretório estadual do PSOL.

 

Jeferson Bezerra (Agir) - Coligação: Agir

Jeferson Bezerra nasceu em Dourados e tem 49 anos. É formado em teologia e jornalismo. Ele foi candidato a vereador em 2016, e, em 2020, disputou a eleição para prefeitura de Dourados.

 

Juiz Odilon (PSD) - Coligação: Coligação Muda MS

Odilon de Oliveira nasceu em Exu, Pernambuco, e tem 73 anos. Concluiu o ensino fundamental com 16 anos, formou-se em Direito em 1978. Foi procurador autárquico federal de 1979 a 1981, promotor de justiça de 1981 a 1982, juiz de direito de 1982 a 1986, e juiz federal de 1987 a 2017. Aposentado do judiciário federal, foi candidato ao governo de Mato Grosso do Sul em 2018, sendo derrotado no segundo turno pelo atual governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).

 

Mandetta (União) -Coligação: Tocando em Frente para Cuidar da Nossa Gente

Mandetta nasceu em Campo Grande e tem 57 anos. É médico ortopedista. Foi dirigente de plano de saúde e secretário municipal de Saúde de Campo Grande. Foi deputado federal e em 2019 foi nomeado ministro da Saúde pelo presidente Jair Bolsonaro. Ganhou maior visibilidade em meio a crise provocada pela pandemia de Covid-19, mas foi demitido do cargo em abril de 2020.

 

Professor Tiago Botelho (PT) - Coligação: Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT/ PC do B/ PV)

Tiago tem 38 anos e nasceu em Ivinhema. Ele cresceu em Naviraí e atualmente vive em Dourados. É bacharel em Direito pela UEMS, licenciado em História pela UFGD, especialista em Direitos Humanos e Fronteiras, mestre em Direito Agroambiental pela UFMT e doutor em Direito Socioambiental pela PUC-PR. Atualmente cursa o Doutorado em Democracia no século XXI na Universidade de Coimbra e o pós-doutorado em Democracia na UFPI.

 

Tereza Cristina (PP) - Coligação: Coligação Trabalhando por Um Novo Futuro II

Tereza Cristina tem 68 anos. Nascida em Campo Grande. É engenheira agrônoma e produtora rural. Já foi diretora da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), secretária estadual de Produção na gestão de André Puccinelli no governo do estado e está no segundo mandato como deputada federal. Se licenciou do cargo entre 2019 e maio de 2022, para ocupar o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS