Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Política Sexta-feira, 09 de Setembro de 2022, 08:31 - A | A

Sexta-feira, 09 de Setembro de 2022, 08h:31 - A | A

Eleições 2022

TRE libera Delcídio do Amaral para disputar eleições em outubro

Ex-senador era considerado inelegível, mas teve voto favorável para retornar à política

Rogério Vidmantas
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Eleições 2022: articulações nos bastidores desenham esboço da disputa ao governo de Mato Grosso do Sul

Delcídio do Amaral foi senador por Mato Grosso do Sul

Delcídio do Amaral está de volta ao jogo político de Mato Grosso do Sul. O ex-senador, hoje filiado ao PTB, estava inelegível, mas recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) para disputar as eleições de outubro. Nesta quinta-feira (8), o Tribunal deferiu a candidatura de Delcídio para deputado federal.

 

Segundo decisão do desembargador Julizar Barbosa Trindade, a causa apontada como inelegibilidade do político já estaria afastada. “Há que se ter por elegível o candidato enquanto vigentes os efeitos da tutela concedida no âmbito do TRF da 1. ª região, em providência admitida nesta Justiça Especializada”, diz o texto da decisão.

 

Afastada a causa de inelegibilidade, Delcídio está livre para tentar retornar ao Congresso Nacional, agora como deputado federal, o PTB está na coligação junto com o PSD do candidato Marquinhos Trad.

 

Entenda

Entre 2015 e 2016, Delcídio do Amaral foi réu na operação Lava Jato e acabou preso durante o exercício do mandato de senador, na época ele era líder do Governo e filiado ao PT. Ele foi acusado de tentativa de obstrução das investigações ao oferecer um plano de fuga e uma mesada de R$ 50 mil ao ex-diretor da Petrobras na época, Nestor Cerveró, com a finalidade de evitar uma delação premiada.

 

Após o ocorrido, Amaral teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar e se tornou inelegível até o ano de 2027, pela Lei da Ficha Limpa. O ex-senador recorreu e agora teve decisão favorável.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS