Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Reportagem Especial Sábado, 03 de Setembro de 2022, 13:37 - A | A

Sábado, 03 de Setembro de 2022, 13h:37 - A | A

Reportagem Especial

Ambulantes antecipam calendário para vender itens da copa

Bandeiras do Brasil vendidas para torcida são encomendas em eleição

Renata Silva
Especial para o Capital News

Renata Silva

Ambulantes antecipam calendário para vender itens da copa

.

A Contagem regressiva para a copa do mundo já começou, enquanto a bola não rola vendedores ambulantes de Campo Grande já estão aproveitando para faturar. É só dar um pulo na avenida Afonso Pena, próximo ao Parque das Nações indígenas, que dá para ver varais esticados lotados com camisetas e bandeiras do Brasil.  

Algumas pessoas já estão garantindo o kit com bandeiras, camisetas e outros artigos de comemoração para festejar em um dos períodos mais aguardados do ano. O capital News conversou com dois vendedores ambulantes que já se anteciparam para fazer bonito nessa data.

Renata Silva

Ambulantes antecipam calendário para vender itens da copa

Para vender as mercadorias, Silvio conta com a ajuda de filho Carlos Eduardo Cardoso e genro Marcone Fernandes


A copa do mundo de 1998 foi o pontapé para que Silvio Reis Ferreira de 53 anos se tornasse vendedor ambulante. Mototaxista por profissão, se antecipou, e os artigos para a comemoração que começaria a vender em outubro, está vendendo agora. “Esse é um ano de eleição e têm muitas pessoas buscando bandeiras, camisetas, tenho que aproveitar”. Detalha.

E para ter sucesso nas vendas, faz tudo com muito planejamento. Ele guarda uma reserva, vai para outro estado buscar a mercadoria e conta com a ajuda de filho Carlos Eduardo Cardoso Reis 18 anos e do genro Marcone Fernandes de 27 para não deixar de lado o trabalho de mototaxista. “É um ano que todo mundo pode faturar, tenho as expectativas de vender 40% a mais que na copa passada”, comenta.

Renata Silva

Ambulantes antecipam calendário para vender itens da copa

Trabalho em família: Genro ajuda sogro nas vendas dos artigos da copa

Há quatro meses o canteiro da principal avenida da Capital é o endereço onde Joílson Silva faz uma graninha. Vendedor ambulante há oito anos, investiu o que tinha em 1.200 bandeiras do Brasil para vender neste período de copa do mundo e de eleições e já vendeu setecentas. “As pessoas estão buscando bandeiras por causa do Brasil, querem mostrar em quem vão votar”, detalha.

Renata Silva

Ambulantes antecipam calendário para vender itens da copa

Joilson trabalha cerca de dez horas, sem almoço para vender os artigos da copa


Desempregado, Joilson conta que a renda de vendedor ambulante é a única que consegue para sustentar a casa e os filhos, por isso as expectativas dele para esse momento são boas. “Eu já consegui vender setecentas das mais de mil que eu trouxe”. Comenta.  

Ele está há quatro anos em Campo Grande e tudo o que vende nas ruas em Campo Grande é vindo de São Paulo, estado aonde deixou para tentar a vida na capital Morena. “Eu trago tudo de lá, dessa vez priorizei as bandeiras por causa das eleições, mas na próxima viagem vou trazer mais coisas”, explica.

Copa do mundo
A cada quatro anos, a copa do mundo contagia pessoas do mundo inteiro e neste ano, o evento acontece no Qatar, um país localizado no Oriente Médio. Ao todo, serão 64 partidas em cinco cidades diferentes: Doha (nos Estádios Ras Abu Aboud e Al Thumama), Al Khor (no Estádio Al Bayt), Lusail (no Estádio Nacional Lusail), Al Rayyan (nos Estádios da Cidade da Educação, Ahmed bin Ali e no Internacional Khalifa) e Al Wakrah (no Estádio Al Janoub).

Fifa.com

Ambulantes antecipam calendário para vender itens da copa

Estádio completo no Catar


O torneio está marcado para 20 de novembro, já com sua cerimônia de abertura e os primeiros jogos. O encerramento deverá acontecer em 18 de dezembro. A copa de futebol é organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).  

A disputa se inicia com jogos entre países sorteados em grupos. São quatro seleções por grupo e todas elas jogam entre si, marcando pontos. As duas seleções mais bem posicionadas nessa fase têm o direito de disputar as oitavas de final, no qual 16 equipes duelam uma única vez. Quem perde não passa para a próxima fase, neste caso, as quartas de final.

Depois disso, há o duelo da semifinal, com quatro seleções, e a final com as duas melhores seleções. Os perdedores da semifinal também disputam o terceiro lugar entre si.

E aí? Está ansioso (a) pela Copa do Mundo? Então, bora garantir sua camiseta, bandeira e os artigos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS