Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Opinião Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022, 07:00 - A | A

Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022, 07h:00 - A | A

Opinião

Sobre esses casos de estupro e assédio que viralizam na internet

Por Viviane Vaz*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Esses não são os primeiros casos desse tipo e infelizmente não serão os últimos! A cada 8 minutos em média uma criança é abusada no Brasil, apenas 7% dos casos são denunciados!!!! E em 85% acontecem em ambiente familiar!

Divulgação

Viviane Vaz - Artigo

Viviane Vaz

 

A questão que vale destacar é que as histórias (vidas) não é assunto pra ser exposto na internet. Ninguém tem que saber os detalhes do caso de ninguém, a menos que vc esteja envolvido no caso pra resolver de fato! Fora isso não é da sua conta!

A 11 anos atendendo exclusivamente vítimas de violência sexual, eu luto para que ninguém exponha a história das vítimas, nem nas atividades em grupo dentro da instituição eu recomendo que falem sobre isso, porque o terapeuta até está preparado pra ouvir mas as pessoas ao redor mesmo sendo somente vítimas ali não estão preparadas pra ouvir. Mesmo elas as vezes já tendo passado por situações parecidas ficam mal, e isso gera sentimentos ruins que desencadeiam uma série de gatilhos! Quando contam, somente se estiverem já se considerando tratadas e deve ser feito de maneira segura!

Mais sério ainda a sociedade ficar discutindo o que tinha que ser feito ou não! Menina, adolescentes ou mulheres, certas ou erradas, com todo respeito, não é da nossa conta!

 

Quando o caso aconteceu com um menor de 14 anos é válido lembrar que Crianças são imaturas não tem condições nenhuma de discernir o que é melhor pra vida delas! Por isso é tão importante protegermos com toda nossa energia, com todo nosso empenho, incansavelmente proteger, isso sim é da nossa conta!

Tome muito cuidado ao compartilhar imagens que exponham vítimas desse tipo de crime, isso também é crime!
E se pergunte antes de emitir qualquer opinião:
Quanto você tem protegido as crianças?
Quanto você tem se posicionado contra piadinhas e atitudes dessa cultura que justifica a violência?
É sobre isso que temos que falar!

 

 

*Viviane Vaz
Graduou-se em Bacharel Missiologia em 2002 em Campo Grande/MS. Formou-se em Psicanalise Clínica em 2003, Niterói/RJ. Coordenadora em tempo integral do Projeto NOVA e também oferece atendimento psicanalítico às vítimas de violência sexual. Palestrante e Militante dos direitos da Criança e adolescentes,  Escritora de artigos para blogs e jornais online. Membro Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul – AFLAMS – Cadeira 16
Autora do Livro: “Infância Amputada – O Cuidado de Sobreviventes da Violência Sexual e Prostituição.” lançado em 2016.
Co-Autora do livro infantil “Meu corpo é meu amigo” e “Estrelas na cabana” que trata da prevenção ao abuso sexual infantil. Lançado em 2020. Link para baixar o livro gratuitamente - https://mailchi.mp/df7c6fadc5ed/livroinfantil
Para mais informações: e-mail [email protected], ou acesse o site projetonova.com

 

 

 

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS