Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Reportagem Especial Sábado, 10 de Dezembro de 2022, 14:08 - A | A

Sábado, 10 de Dezembro de 2022, 14h:08 - A | A

Reportagem Especial

Crianças e adolescentes vítimas de abuso lançam livros em Campo Grande

O evento vai ser no Auditório do Instituto Mirim na próxima segunda-feira (12)

Renata Silva
Especial para o Capital News

Projeto NOVA Transforma

Crianças e adolescentes vítimas de abuso lançam livros em Campo Grande

As crianças durante as oficinas de ilustrações

As páginas com cores, ilustrações e relatos narram os desafios e o dia a dia de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. São sobreviventes de violência sexual e em situação de gravidez precoce que tiveram a experiência, pela primeira vez, de escreverem livros que serão lançados na próxima segunda-feira (12) em Campo Grande.

Os autores mirins são atendidos nos programas Nova Transforma e projeto Elas. A ideia é fruto do projeto “MEU PRIMEIRO LIVRO”, ao todo 62 crianças e adolescentes participaram das atividades, se dividiram e escreveram três obras, com 56 páginas cada uma.

Projeto NOVA Transforma

Crianças e adolescentes vítimas de abuso lançam livros em Campo Grande

As atividades envolveram desenhos, pinturas com lápis e caneta


Para produzirem os livros, eles participaram de oficinas para desenvolverem habilidades. Durante as atividades desenvolveram o gosto pela leitura, escrita, a criatividade através da ilustração e também participaram de encontros onde foram tratados temas ligados aos sentimentos.

As oficinas duraram de seis a 12 meses e neste período, eles escreveram os três livros. Toda a ilustração e trabalho artístico das obras foram feitos por eles sob a coordenação do ilustrador Wanick Correa e as Educadoras Débora Amaro, Anahy Nascimento e Elaine de Moraes.

O primeiro deles, leva o título "Infância, terreno sagrado" e foi escrito por crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos de idade. Na obra, os pequenos narram sentimentos, vivências pessoais entre outros assuntos.

Projeto NOVA Transforma

Crianças e adolescentes vítimas de abuso lançam livros em Campo Grande

As mães participaram das oficinas com os bebês no colo


O segundo, foi produzido com autores entre 13 a 18 anos de idade, o tema: "Adolescer a dor". O último, foi escrito por mães com idades entre 13 e 18 anos. Com o tema: "Florecer, crescer, mudar e adolescer", entre os assuntos abordados estão os desafios, as dificuldades que enfrentam no dia a dia de serem mães de primeira viagem.

"Você pode colocar no papel o que está sentindo, o que doí"


A produção é resultado de uma parceria de nível nacional entre o Criança Esperança/UNESCO, FUNASPH (Fundação de Assistência à Pessoa Humana e Instituto Mirim). A Psicanalista e coordenadora do projeto Nova destaca a importância desse trabalho.“A escrita é uma forma de tratar a dor e de verbalizar os sentimentos. Você pode colocar no papel o que está sentindo, o que doí”, acrescenta Viviane Vaz.

Projeto Nova

Agosto lilás: “Eu era espancada todos os dias até quando estava grávida”

Viviane Vaz


O lançamento dos livros frutos do projeto “Meu Primeiro Livro” vai ser no auditório do Instituto Mirim, com a presença dos autores, convidados e parceiros. Ao todo foram confeccionadas mil obras que serão vendidas a R$ 35 reais cada. De acordo com a Viviane, 60% da verba arrecada nas vendas vai ser destinada ao custeio do projeto e os outros 40% rateado entre os autores.

"Plantamos uma sementinha, tem crianças e mães que disseram ter o sonho de ser escritora"


Para a Psicanalista e coordenadora do projeto Nova esse trabalho foi muito importante para os educadores e principalmente para as crianças e adolescentes. “Para nós, é muito gratificante um projeto como esse, é um resgate da autoestima deles. São crianças e adolescentes vítimas de abusos que dificilmente teriam a oportunidade de escreverem um livro. Plantamos uma sementinha, tem crianças e mães que disseram ter o sonho de ser escritora”, finalizou.

Projeto NOVA Transforma


Projeto Nova:
Há onze anos o Nova Transforma é um programa de tratamento para crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual. Oferece gratuitamente assistência nas áreas de psicologia, esporte, educação, arte terapia, culinária e empreendedorismo. Além de conduzir a superação dos traumas e desdobramentos, são oferecidas ações de fortalecimento de vínculos familiares, geração de renda para as mães, cultura e lazer.


Projeto Elas:
O projeto Elas há três anos é um programa de apoio a mães adolescentes, gestantes e lactantes. Suas ações são desenvolvidas por uma equipe interdisciplinar de psicologia, assistência social, pedagogia e voluntários. Visam acolher a mãe adolescente a fim de contribuir com o seu processo natural de desenvolvimento social e psicológico, fortalecer os vínculos familiares, educacionais, planejamento de vida e maternidade. Para outras informações, fale conosco pelos canais abaixo, ou acesse nossas redes sociais.


Serviço
“MEU PRIMEIRO LIVRO” – Lançamento e tarde de autógrafos
Data: 12 de dezembro de 2022
Horário: 15 horas
Local: Auditório do Instituto Mirim
Endereço: Rua Fábio Zahran, 6000

Informações:
• Nova Transforma
Whatsapp: 67 3324-4200 https://bit.ly/3GA4OYL
Instagram: https://www.instagram.com/projetonova/
http://projetonova.com/

As doações podem ser realizadas na conta do Projeto Nova / Funasph:

Caixa Econômica - Agência: 3144

Operação: 013 - Conta: 13566-0

CNPJ: 07.650.299/0001-79

Pix 67999748272

• Projeto Elas
Instagram: https://www.instagram.com/elasmaesadolescentes/

Álbum de fotos

Projeto NOVA Transforma

As crianças durante as oficinas de ilustrações

Projeto NOVA Transforma

Adolescentes, vítimas de abusos participando das oficinas de leitura

Projeto NOVA Transforma

Adolescentes, vítimas de abusos participando das oficinas de leitura

Projeto NOVA Transforma

Adolescentes, vítimas de abusos participando das oficinas de leitura

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS