Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Economia Quarta-feira, 30 de Maio de 2018, 14:13 - A | A

Quarta-feira, 30 de Maio de 2018, 14h:13 - A | A

Greve dos caminhoneiros

Greve dos caminhoneiros deve afetar economia, diz IBGE

PIB cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2018, revela pesquisa do Instituto

Flávio Brito
Capital News

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Temer anuncia em uso das forças de segurança e Abcam ordena retirada de interdições

.

A greve dos caminhoneiros, que chega ao 10º dia, deve afetar o Produto Interno Bruto (PIB), disseram nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, pesquisadoras do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Elas divulgaram o indicador econômico referente ao primeiro trimestre do ano.

 

O PIB teve alta de 0,4% no primeiro trimestre de 2018, na comparação com o último trimestre de 2017. O resultado é referente a soma das riquezas produzidas no país em janeiro, fevereiro e março. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia brasileira também cresceu nos meses pesquisados, com uma variação de 1,2%.

 

Gerente de contas nacionais trimestrais do IBGE, Claudia Dionísio disse que o impacto da greve começará a aparecer nas pesquisas conjunturais que serão divulgadas em junho. “Como é tudo interligado, sabemos que vai afetar um pouco de cada coisa. Mas, o quanto vai a gente tem que mensurar para saber. Vai afetar como um todo”, disse.

 

Impacto

A coordenadora de contas nacionais, Rebeca Palis, também avaliou que o impacto deve se disseminar desde os preços até a atividade econômica. “Vai afetar a economia toda. E existe um efeito cadeia que, às vezes, não é imediato", afirmou.

 

A pesquisadora aponta que, logicamente, os números do comércio e do transporte de carga devem estar entre os mais impactados e prevê também reflexos no comércio exterior. “A gente sabe que o comércio exterior vai ser afetado nas duas pontas, tanto na exportação quanto na importação”, finalizou.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS