Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018, 16:51 - A | A

Quarta-feira, 12 de Setembro de 2018, 16h:51 - A | A

TRANSFERÊNCIAS

Detidos na operação Vostok serão encaminhados a unidades da Agepen

De acordo com a PF, podem ser transferidos sete indiciados pelo esquema de pagamento de propina

Flávio Veras e Leonardo Barbosa
Capital News

Leonardo Barbosa/Capital News

Detidos na operação Vostok serão encaminha a unidades de Agepen

Prisão temporária tem um prazo de 5 dias

 

A Polícia Federal informou que sete indiciados da Operação Vostok, deflagrada na manhã de hoje (12), estão detidos da sede do órgão em Campo Grande e serão levados para uma penitenciária da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) ainda hoje. A prisão temporária dos suspeitos, que foi expedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem um prazo de 5 dias. 

 

Os detidos que podem ser transferidos são: o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), o conselheiro do Tribunal de Contas, Marcio Monteiro; Antônio Celso Cortez; Ivanildo da Cunha Miranda (pecuarista e operador do esquema); Francisco Carlos Freire de Oliveira e o ex-prefeito de Dois Irmãos do Buriti e ex-deputado estadual, Osvane Ramos.

 

Operação

A Operação Vostok tem objetivo de combater um esquema de pagamento de propina a representantes da cúpula dos Poderes Executivo e Legislativo estaduais, além do Tribunal de Contas do Estado, no Mato Grosso do Sul.  

 

O inquérito foi autorizado e tramita perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, que decretou as medidas em cumprimento. Aproximadamente 220 policiais federais cumprem 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária, na capital do estado e nos municípios de Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes de Laguna; e Trairão no Estado do Pará. São alvos das medidas os endereços residenciais e comerciais dos investigados e os seus locais de trabalho.  

 

As investigações foram iniciadas no início deste ano, tendo por base os termos de colaboração premiada de executivos de uma grande empresa do ramo frigorífico. Os colaboradores detalharam os procedimentos adotados junto ao governo do Estado para a obtenção de benefícios fiscais  Termos de Ajustes de Regimento Especial (Tares).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS