Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 30 de Maio de 2017, 10:55 - A | A

Terça-feira, 30 de Maio de 2017, 10h:55 - A | A

Em guerra

Governo recorre ao STF contra curtume que denunciou suposta propina

Integrantes do governo anunciaram auditoria no termo de concessão de benefícios fiscais à Braz Peli

Maisse Cunha
Capital News

Jéssika Machado

Governo recorre ao STF contra curtume que denunciou suposta propina

Riedel apresentou perícia da Sefaz na movimentação suspeita da Braz Peli e anunciou ações para esclarecer denúncia evasiva.

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou, nesta segunda-feira (29), que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar liminar que permite o funcionamento do cortume Braz Peli, de propriedade de José Berguer, que denunciou, na edição do último domingo (28) do “Fantástico”, o pagamento de propina a integrantes da alta cúpula do governo Azambuja, para assegurar o funcionamento da empresa.

A informação foi dada, durante coletiva de imprensa, dada pelo secretário de governo e gestão estratégica, Eduardo Riedel, pelo procurador-geral do estado, Adalberto Miranda, e pelo controlador-geral, Carlos Girão.

Durante a entrevista, eles afirmaram que o empresário cometeram fraudes e estaria agindo em represália ao governo estadual, ao perder benefícios, antes concedidos. De acordo com as informações, em outubro passado, o governo detectou “movimentações irregulares” que apontavam para a emissão de notas frias.


Segundo Riedel, após detectadas as fraudes, a empresa perdeu os benefícios, mas, por força de liminar concedida pelo Tribunal de Justiça, continuou operando, mesmo sem pagar imposto.

 

“Não é uma defesa do governo, estamos colocando os fatos e pontuando nosso posicionamento, com muita clareza e tranquilidade, em relação às acusações feitas em rede nacional para esclarecer a opinião pública e que prevaleça a verdade”, afirmou Eduardo Riedel.

De acordo com os cálculos feitos pelo governo, entre 2013 e abril de 2017, a empresa deixou de contribuir com R$28 milhões em impostos, diante do lucro de R$700 milhões.

 

“Estamos tomando todas as medidas cabíveis para esclarecer os fatos”, disse o secretário. “Quanto ao governador, ele está muito tranquilo, preocupado em governar o Estado e cumprir metas e entregas à população. Ele visitou todas as instituições, na semana passada, colocando-se à disposição para averiguações quanto às acusações feitas a sua pessoa pelos delatores da JBS, e também tomará as medidas judiciais que seu advogado julgar necessárias”, acrescentou Riedel.


Após as denúncias veiculadas no Fantástico, o governo anunciou que tomará quatro medidas, entre as quais, o pedido de liminar no STF, para impedir o funcionamento da empresa; o envio, à Polícia Civil, de cópia de um processo que tramita no TJ em desfavor da Braz Peli, para que se apure as fraudes; o encaminhamento do material existente ao Ministério Público Estadual (MPE), bem como a auditoria nos termos que concedem os benefícios fiscais à Braz Peli, assinados pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS