Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 30 de Agosto de 2022, 16:51 - A | A

Terça-feira, 30 de Agosto de 2022, 16h:51 - A | A

Denúncia arquivada

STJ arquiva inquérito contra Governador Reinaldo Azambuja por falta de provas

Azambuja e o filho Rodrigo Souza e Silva enfatizaram que nunca tiveram participação nos fatos

Rogério Vidmantas
Capital News

Deurico/Capital News

STJ arquiva inquérito contra Reinaldo Azambuja por falta de provas

Reinaldo Azambuja

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o arquivamento de inquérito aberto para investigar Reinaldo Azambuja. O pedido foi feito pela ministra Maria Isabel Gallotti atendendo um pedido do Ministério Público Federal (MPF). A alegação para a decisão é de que não há provas contra o governador.

“Não há qualquer tipo de prova de participação do governador e a relatora decidiu pelo arquivamento”, contou o advogado Gustavo Passarelli via assessoria. O processo correu sob sigilo.

Rodrigo Souza e Silva, filho do governador Reinaldo Azambuja, já havia sido absolvido da mesma acusação. Na época, a juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna destacou que as provas produzidas durante a instrução processual eram frágeis, os depoimentos recheados de contradições e que a história contada pelos acusadores era difícil de acreditar.

 

A acusação feita pelo Ministério Público Estadual partiu de depoimentos do lavador de carros Luiz Carlos Vareio, mas de acordo com a magistrada, o próprio MP demonstrou “já de início, ausência de convicção quanto à participação do réu Rodrigo na prática do roubo do veículo e da suposta quantia de dinheiro transportada pela vítima Ademir José Cafesta”.

Em determinado trecho da decisão, a juíza May Melke reafirmou que a narrativa da denúncia não foi comprovada e concluiu que a história contada por Luiz Carlos Vareio não faz nenhum sentido. “O que restou comprovado durante a instrução processual, inverossímil a imputação de autor intelectual do roubo, por parte de Rodrigo, de um dinheiro que não retornaria para o seu poder, pois seria dividido entre os executores do crime, e sequer chegaria nas mãos do suposto destinatário”.

A acusação
Rodrigo foi acusado de mandar roubar o dinheiro de uma suposta propina que seria destinada a José Ricardo Guitti, o Polaco, que estaria chantageando o governo. Segundo essa denúncia, Polaco estaria pedindo mais dinheiro para manter o silêncio sobre o que sabia de um suposto esquema de pagamento de propina ao governador Reinaldo Azambuja pela JBS.

O governador Reinaldo Azambuja e o filho Rodrigo Souza e Silva enfatizaram que nunca tiveram nenhuma participação nos fatos, que a denúncia era manifestamente fantasiosa e o andamento do processo comprovou que eles não tiveram nenhuma participação no suposto crime.

Deurico/Arquivo Capital News

Rodrigo Souza e Silva e Reinaldo Azambuja

Governador Reinaldo Azambuja e seu filho Rodrigo Souza e Silva

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS