Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Polícia Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018, 09:26 - A | A

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018, 09h:26 - A | A

OPERAÇÃO VOSTOK

"Polaco" se apresenta à PF em Brasília e nega esquema com Governo

Corretor de gado estava foragido desde a última semana

Leonardo Barbosa
Capital News

Divulgação

'Polaco' se apresenta à PF em Brasília e nega esquema com Governo

Polaco prestou depoimento de cinco horas na Superintendência da Polícia Federal em Brasília

O corretor de gado José Ricardo Guitti Guimaro, o ‘Polaco’, foragido desde a semana passada, se apresentou à Polícia Federal em Brasília e prestou depoimento de cinco horas nesta quarta-feira (19). Polaco teve sua prisão temporária decretada no dia 12 de setembro, em decorrência da Operação Vostok, que investiga suposto esquema de pagamento de propina a representantes da cúpula do Governo do Estado.

 

De acordo com informações do advogado do corretor, José Roberto da Rosa, durante seu depoimento, Polaco negou as acusações de envolvimento com o Governo do Estado no esquema de emissão notas falsas para venda de carne. Ele também negou que tenha recebido ameaças oriunda de membros do poder executivo. Apesar de negar envolvimento com o governador, Guimaro confessou receber propina em nome de agentes públicos, usando uma conta do Frigorífico Buriti.

 

O depoimento vai contra as acusações de executivos da J&F contra integrantes da gestão de Reinaldo Azambuja, que apontavam benefícios fiscais para que frigoríficos da JBS operassem no estado em troca de propina.

 

Operação

A Operação Vostok tem objetivo de combater um esquema de pagamento de propina a representantes da cúpula dos Poderes Executivo e Legislativo estaduais, além do Tribunal de Contas do Estado, no Mato Grosso do Sul.

 

As investigações foram iniciadas no início deste ano, tendo por base os termos de colaboração premiada de executivos de uma grande empresa do ramo frigorífico. Os colaboradores detalharam os procedimentos adotados junto ao Governo do Estado para a obtenção de benefícios fiscais em Termos de Ajustes de Regimento Especial (Tares).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS