Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 19 de Junho de 2017, 16:31 - A | A

Segunda-feira, 19 de Junho de 2017, 16h:31 - A | A

Revelação

Zeca do PT reconhece ter recebido dinheiro de Joesley Batista

Empresário afirmou, à Revista Época, que o suposto esquema de pagamento de propina começou em Mato Grosso do Sul com o petista

Maisse Cunha
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

José Oríciro Miranda dos Santos (Zeca do PT)

Deputado Federal Zeca do PT

O ex-governador e deputado Federal Zeca do PT está no centro das denúncias feitas pelo empresário Joesley Batista. Dono da JBS afirmou, em entrevista à revista Época que o esquema de pagamento de propinas em troca de isenções tributárias, começou no governo do petista, em Mato Grosso do Sul.


Em agenda pública, nesta manhã (19), acompanhando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra (PMDB-RS), Zeca do PT reconheceu ter recebido doação no valor de R$1 milhão de Joesley Batista, via Partido dos Trabalhadores, quando disputava a eleição contra o também ex-governador André Puccinelli (PMDB).


“Ele viu que eu tinha chance de ganhar. Mas, infelizmente eu perdi”, afirmando que foi procurado pelo empresário. “Falar até papagaio fala. Se não tiver provas e condenar vão cair do cavalo, a lei é clara quanto ao ônus da prova, que cabe a quem acusa”, disse o deputado, sem descartar possíveis medidas judiciais contra Joesley Batista.


Nas mais de quatro horas de conversa com a equipe da revista, realizada no último dia 15, e divulgada no último sábado (17), Joesley detalhou de forma minuciosa como ocorria o suposto esquema.


“Quem inaugurou esse sistema foi o governo do PT. A primeira vez que fui abordado com essa forma de operar foi em Mato Grosso do Sul, no governo do Zeca do PT. Vi uma estrutura organizada no andar de cima, com o governador. As coisas no estado só funcionariam dentro da normalidade se estivéssemos alinhados com eles. Esse esquema perdurou até hoje. foi do PT ao PMDB e, agora, está no PSDB. Tudo com o mesmo modelo, o mesmo modus operandi. Mudam os nomes, mas o sistema permanece igual”, explicou.


Zeca esteve a frente do Executivo Estadual em duas gestões, de 1999 a 2006. A JBS, que faz parte do conglomerado J&F, é responsável por metade dos abates de bovino em Mato Grosso do Sul, além de controlar a Eldorado, empresa instalada em Três Lagoas, região leste do estado, responsável pela produção e exportação de grandes quantidades de papel e celulose.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS