Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021, 08:51 - A | A

Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021, 08h:51 - A | A

Decisão

Lama Asfáltica: Acusações contra ex-governador André Puccinelli voltam a estaca zero

Deferimento da medida ocorreu após suspeição do juiz Bruno Cezar no julgamento da operação

Elaine Silva
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

André Puccinelli

André Puccinelli

Suspensão das ações penais  da operação Lama Asfáltica, se estende além o ex-secretário Edson Giroto e atinge os outros envolvidos como o ex-governador André Puccinelli, o filho dele, André Puccinelli Jr., os empresários João Alberto Krampe Amorim dos Santos e João Baird.

Deurico/Arquivo Capital News

Puccinelli se torna réu em ação por coagir servidores em 2012

Puccinelli e Edson Giroto

 

Deferimento da medida acabou se tornando mais plausível e alcançável após a declaração, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), de suspeição do juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira no julgamento dos processos da Lama Asfáltica. 

 

A liminar que concede o HC, o desembargador federal Paulo Fontes pontua, entre outros itens, que "contudo, não me parece possível determinar no âmbito da 5ª Turma a suspensão do feito 0007457-47.2016.4.03.6000, que já teve sua apelação julgada pelo colegiado; da mesma forma, em relação a outros processos já sentenciados que tenham passado à jurisdição do Tribunal", explica.

 

Ainda na decisão, o desembargador deixa transparecer que a suspeição sobre o juiz Bruno Teixeira pode levar a outros desdobramentos relacionados à operação. "Não há dúvida de que a decisão na Exceção de Suspeição referida, julgada à unanimidade pela E. 5ª Turma na sessão do dia 13/12/2021, albergou argumentos que vão além daquele processo específico, podendo abarcar a atuação do MM. Juiz em outros feitos da chamada operação Lama Asfáltica", salienta Fontes. 

 

Entre os crimes em que foram acusados nos vários processos, estavam corrupção, lavagem de dinheiro, peculato (desvio de dinheiro público), organização criminosa, entre outros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS