Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 24 de Julho de 2018, 18:21 - A | A

Terça-feira, 24 de Julho de 2018, 18h:21 - A | A

Justiça

Advogados tentam novo recurso para soltar Puccinelli e MDB mantém convenção

3ª Vara Federal de Campo Grande acolheu parcialmente representação do MPF e determinou a prisão preventiva do ex-governador desde o dia 20

Flávio Brito
Capital News

Os advogados do ex-governador André Puccinelli já preparam recurso para reverter a decisão do desembargador Mauricio Kato, que negou nesta terça-feira (24) o pedido de habeas corpus impetrado contra a ordem da sua prisão, ocorrida no último dia 20. O novo pedido de liberdade tem boas chances de ser aceito e pode reverter a situação tão logo seja encaminhado, afirma o partido, em nota divulgada no fim da tarde.

Deurico/Arquivo Capital News

André Puccinelli preso na Polícia Federal

André Puccinelli foi preso na Polícia Federal e depois levado para o Centro de Triagem da Capital

 

A 3ª Vara Federal de Campo Grande acolheu parcialmente representação do Ministério Público Federal (MPF) e determinou a prisão preventiva do ex-governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, de seu filho, André Puccinelli Júnior, e do advogado João Paulo Calves.

 

Réus e investigados em ações penais decorrentes da Operação Lama Asfáltica, eles tiveram suas prisões decretadas com base na continuidade e operatividade dos crimes de lavagem de dinheiro. Com relação ao ex-governador e seu filho, a prisão preventiva foi determinada, ainda, para fins de garantia da instrução criminal, em razão de ocultação de provas.

 

A Operação Lama Asfáltica consiste em seis ações penais já ajuizadas e com denúncia já recebida, sendo cinco as fases deflagradas : Pilar de Pedra, Fazendas de Lama, Aviões de Lama, Máquinas de Lama e Papiros de Lama.

 

De acordo com as descrições trazidas pela Polícia Federal e pelo MPF, a operação investiga uma possível organização criminosa envolvendo altos empresários e políticos do Mato Grosso do Sul. A acusação afirma que a organização se dedica à corrupção passiva em larga escala, por meio de fraudes em obras públicas, em particular em rodovias, e fraudes na concessão de benefícios fiscais a frigoríficos.

 

O ex-governador recebeu a notícia da negativa da liminar no final da tarde, informou a assessoria da legenda, e avaliou, juntamente com os advogados, os próximos passos de sua defesa. O pré-candidato afirma que segue confiando na Justiça e orientou o MDB a manter sua candidatura e aguardar sua libertação, retomando os preparativos da campanha eleitoral.

 

Os dirigentes e pré-candidatos do MDB também foram orientados a seguirem com os preparativos para a convenção, prevista para o sábado (4), em Campo Grande, na sede de campo da Associação Nipo Brasileira. O encontro vai servir para a formação da coligação de partidos e para o lançamento dos candidatos a governador e vice, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS