Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Polícia Quinta-feira, 11 de Maio de 2017, 19:15 - A | A

Quinta-feira, 11 de Maio de 2017, 19h:15 - A | A

Máquinas da Lama!

JBS, Eldorado Celulose, Gráfica Alvorada e Águas Guariroba são citadas na operação fiscalizada pela Polícia Federal

Gráfica Alvorada mantinha vários contratos com a gestão anterior e livros em excesso eram comprados.

Cristiano Arruda
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Com prejuizo de 150 milhoes, 4ª fase da operação Lama Asfaltica chega André Pucinelli

PF E CGU investigam várias empresas envolvidos na operação Lama Asfaltica

O frigorífico JBS, localizado em Campo Grande, foi alvo da operação da Polícia Federal na manhã de hoje (11). Denominada por Máquinas de Lama, a 4ª fase da operação Lama Asfáltica mostra desvios de recursos e superfaturamento de obras durante a gestão de André Puccinelli, ex-governador de Mato Grosso do Sul.

Deurico/Arquivo Capital News

Frigorífico JBS

Frigrorífico JBS foi citado na etapa das investigações que apura esquema para locação “fantasma” de maquinário.

 

O frigrorífico foi citado na etapa das investigações que apura esquema para locação “fantasma” de maquinário como estratégia para lavagem de dinheiro e pagamento de propina a servidores. A operação conseguiu identificar valores de proprinas repassados, principalmente com o aluguel de máquinas.

Nós entramos em contato com o frigorifico e até a publicação desta matéria não tivemos retorno.

O ex-secretário adjunto de Fazenda, André Cance, está entre os presos da operação desta manhã (11). Além dele Micherd Jafar Júnior, dono da Gráfica Alvorada, que mantinha vários contratos com a gestão anterior para fornecimento de materiais, principalmente para a Secretaria de Educação, também foi preso.

 

Relatórios da operação da PF apontam indícios de fraude em contratos para compras de livros paradidáticos; Na gestão de Pucinelli, a Alvorada recebeu R$ 29 milhões em contratos, a cada ano esses valores subiam gradativamente.

A empresa Águas Guriroba também foi citada na operação da Polícia Federal, segundo os delegados, ele comprou 3 mil livros escritos pelo filho do ex-governador Pucinelli, o advogado e professor universitário André Puccinelli Júnior; o valor chegaria aos R$ 300 mil reais. A PF, disse que a compra faz parte do esquema criminoso investigado na Operação Lama Asfaltica.

Questionada sobre a investigação a empresa disse nota que, “A Águas Guariroba está à disposição da justiça para prestar as informações e esclarecimentos necessários”.

Divulgação/Eldorado

 Indústria de celulose tem objetos apreendidos pela Polícia Federal

Empresa teve computadores e documentos apreendidos pela Polícia Federal


Além do JBS e Águas, também foram citadas no esquema empresas como H2L, Ice Cartões, Eldorado Celulose, HBR Medical, Proteco Construções e Digix.

Os investigados na Opração Lama Asfaltica repoderão pelos crimes: Peculato, Corrupção passiva e ativa, estelionato, lavagem de dinheiro, e organização crimonosa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS